Quem sou eu

Minha foto
Parauapebas, Pará, Brazil
Empresario,30 anos natural do Tocantins e morando há 30 anos em Parauapebas.

Páginas

terça-feira, 24 de agosto de 2010

sábado, 7 de agosto de 2010

Casa da Moeda lança nota de R$ 50 de alta tecnologia


Tintas invisíveis, efeitos óticos, leitura tátil e selos de última geração. A nova cédula de R$ 50 começou a ser produzida hoje pela Casa da Moeda, após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acionar pela primeira vez o novo maquinário importado da Suíça. Para Mantega, trata-se de uma tecnologia à prova de falsificação, algo que não permitiria a repetição de histórias como a do filme "Os Falsários", sobre um esquema de fraudes durante a Segunda Guerra Mundial.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Retirados da Invasão

Retirados da Invasão
Hoje pela parte da manha foram retirados uns invasores da área próximo ao pólo moveleiro ao lado das casas populares 2. As policias civil e Militar se fizeram presentes.
Com certeza promessas foram feitas...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

O que você faria com 1,5 milhões de Reais por dia?

1,5 milhões de Reais é o valor médio que entra nos cofres públicos de Parauapebas.

Daria para construir 50 casas populares todos os dias.

Daria para Asfaltar 10 km de ruas todos os dias.

Daria para comprar 50 carros populares.

Em menos de seis dias construiríamos um Hospital, igual ao que está com a obra parada, na rua A, ao lado do Hospital Municipal de Parauapebas.

Daria para comprar 20 mil cestas básicas.

Pagaria mais de 2600 funcionários que ganham um salário mínimo.
O Governo Cidadão tem esse valor todos os dias para aplicar em pró do município, se o município esta nessa situação é sinal que boa parte desse dinheiro está saindo pra outra finalidade.

Tiririca “pior que tá não fica”


O candidato a deputado federal Tiririca, famoso pela música “Florentina”, anda chamando a atenção pelo slogan que escolheu para sua campanha:

“Vote Tiririca. Pior que tá não fica”.

E olha que o partido de Tiririca é o PR, que compõe a base do governo federal.

Na segunda-feira, na caminhada de Aloizio Mercadante e Marta Suplicy pela periferia de São Paulo, os candidatos ao governo e ao Senado pelo PT percorreram várias ruas da capital ao lado do slogan de Tiririca pintado no carro que puxava o cortejo.

Concursados cobram nomeação no Pará e em Parauapebas

Concursados alegam que o governo continua contratando temporários
Em Parauapebas não está sendo diferente, um tal de Agente de Saneamento...
Vária pessoas estão sendo contratados pela Prefeitura, intuito apoio político ao Milton Zimmer PT.
Pessoas que foram aprovadas no concurso ainda não foram empossadas.

Novos municípios poderão ser criados no Pará

Prerrogativa era, há 11 anos, exclusividade do Congresso Nacional.

Os deputados paraenses vão analisar hoje projeto de lei que poderá facilitar a criação de novos municípios no Pará. De autoria dos deputados João Salame (PPS) e Bernadete Ten Caten (PT), a proposta prevê que a Assembleia Legislativa volte a legislar sobre a criação, fusão, incorporação e desmembramento de unidades administrativas no Estado. Há mais de uma década, essa prerrogativa era exclusividade do Congresso Nacional. Há onze anos não são criados municípios no Pará e tramitam na AL 48 processos de localidades que desejam a emancipação.

O assunto é polêmico. A criação de novos municípios estava suspensa pela Emenda Constitucional n° 15, de 1996, que nunca foi regulamentada. Na época, algumas localidades como Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, já tinham realizado plebiscito sobre emancipação, mas a consolidação da nova unidade ficou em suspenso, o que motivou ações na Justiça.

Provocado, o Supremo Tribunal Federal estipulou prazo para que o Congresso regulamentasse os casos em que poderia haver criação de municípios. Esse prazo terminou em novembro do ano passado, sem que lei federal fosse aprovada.

Com isso, deputados estaduais em todo o país entenderam que, diante da ausência de legislação, poderiam tomar para si novamente a prerrogativa para criação de municípios.

Se for aprovado hoje o projeto na AL, o Pará será o quarto Estado a ter lei nesse sentido. Já foram aprovados projetos semelhantes no Ceará, Rondônia e Rio Grande do Sul. “Eu entendo que diante do fato do Congresso ter se omitido, podemos voltar a legislar sobre o assunto”, diz Salame afirmando haver necessidade de criar novos municípios no Pará. “Veja o caso de Castelo dos Sonhos que tem 15 mil habitantes e fica a 120 quilômetros da sede de Altamira”, exemplifica.

O projeto a ser apreciado hoje prevê que para criar novos municípios é necessário realizar plebiscito nos municípios envolvidos, o que deve ocorrer após concluído estudo de viabilidade da nova unidade administrativa.

A deputada Bernadete Ten Caten promete apresentar durante a discussão da proposta sugestão de modificação ao projeto no trecho que exige que a localidade a ser emancipada tenha sistema público de distribuição de água potável. “Sequer Belém cumpre essa exigência em toda sua extensão. Se mantivermos, vamos inviabilizar novos municípios no Pará”, justifica.

A expectativa é de que hoje as galerias da AL fiquem lotadas de interessados na criação dos novos municípios. O projeto é um dos mais importantes da pauta deste segundo semestre.

O presidente da Casa, deputado Domingos Juvenil, confirmou ontem que o assunto estará na lista de projetos a serem apreciados nesta quarta-feira. Se aprovado, ainda dependerá de sanção da governadora Ana Júlia Carepa.

QUÓRUM

A sessão de hoje será a segunda após o fim das férias de julho dos deputados estaduais. A grande preocupação é com a falta de quórum, já que a maioria dos deputados está em campanha. Ontem, apenas 19 parlamentares compareceram e a pauta que incluía amenidades como a criação do Dia do Carimbó acabou suspensa.

Hoje, o presidente da AL reúne a Mesa Diretora e, em seguida, o Conselho de Líderes para definir um plano de trabalho. Não está descartada a possibilidade de realizar duas sessões deliberativas num único dia da semana para deixar mais tempo livre para que os deputados façam campanha no interior.

>> Algumas áreas que desejam emancipação

Vila Mandi, a ser desmembrada do Município Vila Juaba, a ser desmembrada do Município de Santana do Araguaia; de Cametá; Distrito de Bela Vista do Pará, no município Distrito de Cruzeiro do Sul do Pará, a ser de Dom Eliseu; desmembrado do Município de Itupiranga Lago Grande do Curuai, a ser desmembrada Vila Novo Paraíso, a ser desmembrada do do Município de Santarém; Município de São Geraldo do Araguaia; Distrito de Castelo dos Sonhos, a ser Santana do Capim, a ser desmembrada do desmembrado do Município de Altamira; Município de Aurora do Pará; Distrito de Cajazeiras, a ser desmembrado do Distrito de Fordlândia, a ser desmembrado do Município de Itupiranga; Município de Aveiro Vila Livramento, a ser desmembrada do Distrito de Louro do Norte, a ser desmembrado Município de Garrafão do Norte; do Município de Garrafão do Norte; Gleba Morada do Sol, a ser desmembrada do Distrito de Moraes Almeida, a ser Município de São Félix do Xingu; desmembrado do Município de Itaituba; Gleba Sudoeste, a ser desmembrada do Distrito de Mosqueiro, a ser desmembrado do Município de São Félix do Xingu. Município de Belém; Brejo do Meio, a ser desmembrada do Distrito de Santa Fé, a ser desmembrado do Município de Marabá; Município de Marabá; Vila Nova Canadá, a ser desmembrada do Comunidade Vila Bela Vista, a ser Município de Água Azul do Norte; desmembrada do Município de Floresta do Distrito de Icoaraci, a ser desmembrado do Araguaia; Município de Belém; Comunidade Vila São José do Araguaia, a ser Vila Paraguatins, a ser desmembrada do desmembrada do Município de Xinguara; Município de Marabá. Criação do Município de Maiauata, a ser Distrito de Rio Vermelho, a ser desmembrado desmembrado doMunicípio de Igarapé –Miri. doMunicípio de Xinguara Criação doMunicípio de Vitória da Conquista Japim, a ser desmembrada doMunicípio de Viseu; de Carajás. (Diário do Pará)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Perdendo a boquinha; Blog do Wanterlor

Perdendo a boquinha

A batata do Gestor do SAAEP está assando, o moço deve perder a boquinha em breve. O mais cotado para assumir o comando do serviço de água é o ex. secretário de obras Devanir Martins, marido da vereadora Percilia do PRTB.

O Devanir seria o mais cotado, pelo fato de ser marido da Vereadora Percília ou por ter mais competência?

Não querendo questionar a capacidade de Devanir, se isso se confirmar, será uma forma do Prefeito trazer a Vereadora Percília para o lado do Governo...

O Vereador Massud não fará oposição ao governo do PT pois ele já tem em suas mãos a Secretária de Urbanismo.

O Vereador Odilon tem vários prédios alugados para Prefeitura.

Euzébio, Raimundo Vasconcelos, Jozé Alves e Miquinha da Palmares devem o mandato ao governo.

Vereador Wolner não ofende ninguém, e deve o mandato ao Ex secretário de Obras João Fontana.

Vereador Adelson, presidente da Câmara tem a Secretaria de saúde nas mão de Evaldo Benevides.

Assim o Governo fica livre para praticar politicagem.

Mais um jogador envolvido no caso Eliza Samudio

Marcelo, do Atlético (MG), foi o último a falar com a jovem

Após o relatório da Polícia Civil de Minas Gerais, outro jogador foi envolvido no sumiço de Eliza Samudio. De acordo com informações divulgadas pelo jornal "O Dia" o goleiro Marcelo, do Atlético-MG, foi o último a falar com ela antes de desaparecer.

O relatório escrito por Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigação de Homicídios de Belo Horizonte, garantiu que o jogador e a moça conversaram no dia 4 de junho, por volta das 21 horas, cerca de dez minutos pelo rádio de Macarrão.

O goleiro já prestou depoimento a polícia e afirmou que conversou mesmo com Eliza e revelou que eram amigos íntimos e sempre se falavam. Nos dez minutos em que conversaram, Eliza tinha comentado sobre Bruno afirmando que o goleiro tinha aceitado fazer o exame DNA.

Fechando seu depoimento e o relatório do delegado, Marcelo afirmou que já sabia das relações sexuais de Bruno e Eliza e da suposta agressão que a garota tinha sofrido.

Marcelo foi revelado nas categorias de base do Corinthians, mas num elenco recheados de bons jogadores ele foi negociado com o Bahia e, agora, está no Atlético-MG. (AFI)

Emissoras proibidas de ridicularizar candidatos, mas eles podem continuar Roubando.

Por serem concessões públicas, desde o dia 1º de julho as emissoras de rádio e televisão estão sob as normas da Lei das Eleições (Lei 9.504/97) que restringem sua programação normal e noticiário a algumas vedações. As restrições atingem tanto telejornais quanto programas de entretenimento, como novelas e humorísticos. A finalidade da lei é assegurar que, na condição de concessionárias de serviço público, as emissoras dêem tratamento igualitário entre os candidatos, para garantir o equilíbrio na disputa.

Desde que foi sancionada, em setembro de 1997, a Lei das Eleições estabelece, no artigo 45, que as emissoras não podem usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito.

A própria lei define como trucagem os efeitos realizados em áudio ou vídeo com a intenção de degradar ou ridicularizar candidato, partido político ou coligação, ou que desvirtuar a realidade, beneficiá-los ou prejudicá-los.

Tecnicamente, trucagem é a ação de modificar imagens previamente filmadas ao vivo, tanto em sua forma como na ordem de sua projeção. Na trucagem é possível também a superposição de letreiros, a fusão e outros efeitos especiais.

No caso da montagem, a lei define como toda e qualquer junção de registros de áudio ou vídeo que degradar ou ridicularizar candidato, partido político ou coligação, ou que desvirtuar a realidade e beneficiar ou prejudicar qualquer candidato, partido político ou coligação.

Montagem ou edição é um processo que consiste em selecionar, ordenar e ajustar os planos de um filme ou outro produto audiovisual a fim de alcançar o resultado desejado - seja em termos narrativos, informativos, dramáticos, visuais e experimentais.

As emissoras de rádio e televisão que desrespeitarem as vedações que lhes são impostas desde o dia 1º de julho, até o fim das eleições, podem sofre a aplicação de multa entre 20 mil e 100 mil Ufir, duplicada em caso de reincidência. (Agência TSE)

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Câmara ensaia oposição a Darci no segundo semestre, veremos hoje na sessão solene às 16 hs

CAMARA

A julgar pelos pronunciamentos de alguns vereadores na sessão de terça-feira, 29, a relação do Poder Legislativo com o Executivo sofrerá mudanças sensíveis, a partir do segundo semestre.

Nos pronunciamentos feitos durante o Grande Expediente, Odilon Rocha de Sanção (PMDB), Francis Resende (PMDB), Wolner Wagner (PSDC), Percília Rosa Martins (PRTB) e Adelson Fernandes (PDT) criticaram duramente a administração municipal, que segundo eles, depois de um ano e seis meses não disse a que veio. De acordo com os parlamentares, está na hora de uma atitude mais drástica por parte do Legislativo.

A nova posição dos vereadores vem a se somar a oposição solitária que Faisal Salmen (PSDB) vem fazendo desde o início do segundo mandato do prefeito Darci Lermen.
A insatisfação dos vereadores há algum tempo tem se manifestado. Há cerca de 20 dias, a Câmara foi palco de uma barulhenta manifestação de populares. Além dos professores, que reivindicaram reajuste salarial, moradores dos bairros que compõem o Complexo Altamira lotaram as dependências da Câmara e exigiram melhorias para os bairros, que estão completamente abandonados pelo Poder Público.

Os ânimos estiveram exaltados e vereadores que esboçaram alguma defesa ao governo municipal foram vaiados demoradamente.

Reação

Na sessão, Odilon Rocha, Adelson Fernandes, Antônio Massud e Francis Resende hipotecaram apoio aos manifestantes e anunciaram que não havia como defender o governo.

Desde então a Câmara tem dado mostras que não vai mais tolerar o desgoverno instalado no município. “demos todas as chances a esse prefeito, mas a verdade é que vivemos uma situação muito preocupante”, confessara um vereador à reportagem, há 15 dias.

A manifestação dos vereadores é reflexo das cobranças da comunidade, que começa a culpar o parlamento municipal de omissão, de permitir que pessoas descomprometidas com o destino do município, quase todas forasteiras dilapidem o patrimônio público.

Na sua fala, Odilon afirmou que estava fazendo uma análise de seu mandato e chegara a conclusão que falhara com os deveres de parlamentar. “Demos tempo para que o governo apresentasse iniciativas, mas nada acontece. O governo não faz é porque não tem compromisso”, disse, enumerando as obras inacabadas, como o hospital e a ponte. Para ele, as estradas rurais estão sem recuperação, os alunos prejudicados com má qualidade da merenda escolar e até a tarifa de água, que em alguns casos sofreu reajuste de 400%, “nós precisamos fiscalizar mais e fazer CPI quando for necessário”, finalizou.

Assim como seu companheiro de partido, a vereadora Francis Resende também se disse decepcionada com os resultados da administração municipal, “parece que a nossa classe política não gosta de Parauapebas, já que não cuida dela, espero que no próximo semestre nós possamos ser menos condescendentes com o governo” .
Mais comedida, a vereadora Pecília elogiou alguns secretários e disse que o prefeito Darci deveria achar o rumo do seu governo. Ela citou que a maioria dos seus pleitos em prol da comunidade não eram atendidos.

Wolner Wagner também se mostrou preocupado com o governo, que segundo eles estava meio perdido, “espero que ele consiga se encontrar”.

A exemplo do vereador Odilon, Adelson Fernandes foi muito contundente. O vereador do PDT disse que o prefeito tinha tido tempo, mas não realizara nada, “é tempo desse governo tomar uma atitude, porque se ele não tomar, a Câmara vai tomar”, disse.

Defesa do governo

Os vereadores do PT, José Alves e Raimundo Vasconcelos tentaram uma débil defesa do governo, mas não obtiveram êxito. Eusébio Rodrigues, também do PT limitou-se a elogiar o governo Lula, o que arrancou o seguinte comentário do vereador Odilon: “vossa excelência fala muito do governo Lula, mas não fala nada do governo municipal, eu queria saber da questão local”.
Apesar de satisfeito com a possível adesão de outros vereadores à hoste oposicionista, Faisal Salmen disse que os vereadores precisam ter a consciência que poderiam ser muito efetivos porque tinham número para instalar CPI quando houvesse necessidade.

Apesar de essas manifestações serem prenúncios de que alguma coisa vai mudar nas relações entre os dois poderes, não se deve apostar todas as fichas na idéia de que a Câmara vá finalmente cumprir o seu papel fiscalizador. O histórico do Legislativo é recheado de rasgos de indulgência com o Executivo. Não se tem notícia de CPIS instaladas pela Câmara para investigar ações de nenhum prefeito, e olha que motivos não faltaram. Nem agora, nem no passado.

Fraudes previdenciárias lideram estatísticas

O governo federal quer incentivar a participação das empresas privadas na troca de informações sobre denúncias de irregularidades cometidas por servidor público. Para isso, a ideia é expor na internet, dentro do chamado Cadastro Pró-Ética, a lista das empresas que estejam comprometidas com o combate e prevenção à corrupção.



De acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), a iniciativa está sendo tomada porque dificilmente o setor privado procura o governo para apresentar denúncias de casos de irregularidades.



Os números da Controladoria-Geral da União deixam clara essa lacuna. Desde 2003, das cerca de 35 mil denúncias de corrupção recebidas pelo órgão, somente 115 partiram da iniciativa privada. Além disso, a maioria se tratava de reclamações contra processos de licitações, nas quais empresas derrotadas se queixavam por se considerarem prejudicadas dentro desses processos.



Propina. Nenhuma dessas ocorrências também dizia respeito, por exemplo, a situações de pedido de propina por parte de servidores públicos. E essa é justamente uma das principais causas que acabam levando o governo federal a excluir funcionários dos seus quadros. A CGU avalia que esse tipo de troca de informações com os empresários ainda é muito tímida porque existe uma relação histórica de desconfiança entre os dois lados. (AE)